terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ser gente grande é difícil.

Há algum tempo, comecei a notar que venho repetindo essa frase muitas vezes, em diversas situações. Não por acaso, muitos amigos concordam comigo quando eu faço essa afirmação. E aí parei e percebi que isso retrata muito bem o momento em que me encontro na minha vida, mas também o de várias pessoas que estão nessa fase de transição. Então, porque não registrar e compartilhar essas descobertas, dores e alegrias de “virar gente grande”?

A situação que se apresenta é a seguinte: tenho 23 anos, me formei em dezembro de 2009 e de estagiária virei mais uma trabalhadora do Brasil. Minha “experiência profissional” é de pouco mais de três anos e uma das responsáveis por me gerar tantos questionamentos.

Quando se é adolescente, você começa a perceber que tem responsabilidades – mas nem tantas e ser um pouco inconsequente faz parte da vida. Afinal, estamos na faculdade e esse tempo não volta mais! Aí... Aí as coisas começam a mudar. Aparecem situações que exigem escolhas mais importantes, cujas consequências estão nas suas mãos. E a responsabilidade começa a pesar.

Putz, sou eu que tenho que cuidar da minha própria vida, sozinha. Xiii, o carro deu problema, mas acho que dá pra segurar... E agora, todo mundo parece ter um objetivo tão claro na vida, mas qual o meu? O despertador tocou, e não é aula que dá pra faltar, é trabalho. Obaaa, chegou o final de semana, quero muito dar um jeito de encontar minhas amigas! Mas estou tão cansada da semana corrida...

Pode parecer que muitas dessas perguntas sejam bobas ou facilmente solucionáveis. Mas, em uma cabeça cheia desses pensamentos o tempo todo, a cena fica confusa.

Claro que cheguei a pensar que eu estava ficando louca, exagerando a coisa toda. Mas aí entram os meus amigos, que partilham dessas mesmas discussões internas.

Então, para tentar por ordem na casa (ou nessas cabeças fervilhantes), aqui estou eu, para desabafar, trocar experiências e principalmente dividir as angústias que aparecem no caminho de amadurecimento.

É, estou em construção. Em processo de crescimento. E descobrindo o mundo de todo mundo que, assim como eu, é gente grande.

3 comentários:

  1. Lu, crescer é difícil sim, mas também é fascinante...
    Descobrir que você pode resolver as coisas sozinha, com sua própria capacidade, é muito gratificante.
    E tem outra, você já é "mais velha" que muita gente com mais idade!!Maturidade não se conta em anos...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. lubinha :)
    parabens pela iniciativa de gente grande de querer discutir o assunto hihi
    vou acompanhar!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Bem-vinda ao mundo dos blogs e também à vida adulta! As coisas vão ficando mais complicadas com o tempo, acredite. Mas, de alguma forma, em algum lugar secreto, encontramos força e maturidade para enfrentarmos sozinhos esta deliciosa aventura que é a vida! Aproveite muito :-))
    Beijooo!!

    ResponderExcluir